quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A tecnologia a favor do consumo consciente.

Desde pequeno, ouvimos alguns conselhos de familiares, que é preciso economizar água, pois ela é um bem que recebemos da natureza, mas que tem o seu limite e fim próximo se não economizarmos. O fato é que se não economizarmos urgentemente, e adotar medidas de consumo consciente, não adiantara nem pedir aquela ajudinha para o tão glorioso São Pedro, para nos mandar chuva, pois, estamos em uma crise realmente inédita. Está crise já não se trata mais de um problema que era só do Nordeste, mais sim, um problema mais amplo, que já atinge a região Sudeste do país.
Desta forma, algumas empresas já bolaram um meio de comunicação gratuito e que ajuda a você adotar medidas de consumo consciente, como prática diária. Este meio de comunicação é bem simples, são aplicativos que estão disponíveis no site UOL Tecnologia, para os sistemas Android e iOS, desenvolvido por empresas como: A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), iWater Criado por um grupo de alunos do Rio de Janeiro, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), entre outros. Estes aplicativos desenvolvidos por essas empresas citadas acima, contribui com a gente de que forma? Veja aqui um pouco sobre esses aplicativos realmente incríveis, que contribuem para o consumo consciente.
Nossa Água
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Instituto Akatu desenvolveu o aplicativo para ajudar os brasileiros a economizar água. Além de dicas, a ferramenta, que é gratuita, oferece uma calculadora de banho que contabiliza o uso da água conforme o tempo no chuveiro e ainda um game sobre vazamentos. O app está disponível para aparelhos smartphones da versão Android.
iWater
Criado por um grupo de alunos do Rio de Janeiro, o aplicativo calcula o gasto de água em atividades do dia a dia como, por exemplo, um banho demorado ou uma lavagem de carro com mangueira. Também armazena o histórico de consumo do usuário e traz informações e curiosidades sobre os recursos hídricos no mundo. A ferramenta é gratuito e está disponível no site iwater.capile.net.
Da Sua Conta
Desenvolvido pelo Departamento de Água e Esgoto de São Caetano do Sul (SP), o aplicativo ajuda os usuários a monitorarem o consumo de água de acordo com as informações do hidrômetro. A ferramenta, que é gratuita, exibe um gráfico do consumo e calcula o quanto poderia ter sido reduzido no mês.
Sai Desse Banho
Esse aplicativo, disponível gratuitamente apenas para quem tem iPhone, estimula as pessoas a reduzirem o tempo do banho e, com uma música irritante, castiga àqueles que ultrapassarem o tempo previamente selecionado.
Grande sacada. Com certeza essas empresas saíram na frente novamente. Pois, sabemos que hoje, a atenção ao consumo consciente de água deve ser redobrada.









http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/04/com-a-seca-em-alta-recorra-a-aplicativos-para-economizar-agua-e-energia.htm


Iago Buck
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário